A Educação Básica tem por objetivos:

 

Geral da Escola Comunitária Luterana:

Buscar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, tendo como compromisso oferecer à sociedade um ensino de qualidade, forte e abrangente para contribuir com o surgimento do “ser-cidadão” que saiba pensar de forma autônoma e agir coletivamente.

7.2 Objetivos dos Cursos

I - Educação Infantil

Objetivo geral

· Viabilizar o processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças considerando as capacidades cognitivas, afetivas, motoras, interesses e as necessidades; o que implica o conhecimento e a atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas.

Objetivos específicos

· Possibilitar o brincar como uma forma de estimular a curiosidade e a criatividade, o que remete a criança à descoberta e à sua capacidade expressiva.
· Promover a interação da criança com os objetos pares e adultos para conhecê-los através da ação, adquirindo, desta maneira, formação pessoal e social e conhecimento de mundo.

Abordagem Curricular

A proposta curricular busca a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos do universo infantil como conteúdos básicos para a construção de conhecimentos, atitudes, procedimentos e valores.
O currículo deve privilegiar o contexto lúdico ao reconhecer as crianças como
seres íntegros que aprendem a aprender, a fazer, a ser e a conviver consigo mesma, com os demais e com o meio ambiente de maneira articulada e gradual.
Nesta perspectiva, as brincadeiras espontâneas, o uso de materiais diversos, o jogo, a dança, a música, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento, o exercício de atividades rotineiras, as experiências livres e dirigidas caracterizam as múltiplas maneiras de reconhecer as conquistas individuais coletivas das crianças.


II- Ensino Fundamental

Objetivo Geral

· Viabilizar o processo sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber, reconhecendo a individualidade de cada um, e também valorizando o coletivo, através do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de capacidades, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade ao restabelecer o equilíbrio entre a formação tecnológica do
indivíduo, a sua formação humana e a sua dimensão espiritual.

Objetivos Específicos

· Possibilitar a dialogicidade aberta, curiosa, indagadora e reflexiva;
· Possibilitar a vivência e experiência da pesquisa nas diversas áreas do conhecer, fazer, ser e conviver;
· Apresentar e estimular o conhecimento sobre o patrimônio cultural da
humanidade.

Abordagem Curricular

Nesta faixa os alunos encontram-se na fase das operações concretas e formais.
Assim respeitando o aspecto sócio-afetivo e as habilidades cognitivas próprias do momento evolutivo do aluno, ao se fazer abordagens cognitivas significativas, traçando uma linha de continuidade e pontes entre o concreto e o abstrato, o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o primário e o tecnológico, o público e o privado, o individual e o coletivo.

Acesso à 1ª Série Ensino Fundamental

Com o advento das Leis Federais 11.114, de 16/05/2005, e 11.274, de 06/02/2006, que alteraram artigos da Lei 9394/96, bem como o Parecer CNE/CEB nº 06, de 08/06/2005, e Resolução CNE/CEB nº 03, de 03/08/2005, e Parecer CNE/CEB nº 18, de 15/09/2005, a Instituição adotou o seguinte procedimento:

a) O ingresso na 1ª Série do Ensino Fundamental dar-se-á para alunos que
completarem 6 anos de idade até 31 de julho do respectivo ano letivo. Casos
especiais serão resolvidos pela equipe pedagógica, respeitando as características e competências de aprendizagem de cada aluno.

III - Ensino Médio:

Objetivo geral:

Proporcionar ao aluno rigor conceitual, conhecimento sistematizado, organização de estudo, segurança e confiança nos resultados como forma de aumentar sua autoestima, responsabilidade e preparação para a vida prática, como a integração do serfazer reflexivo, crítico, autônomo e solidário.

Objetivos específicos:

· A metodologia de estudo e forma de avaliação visam ao domínio dos conteúdos ministrados, isto é, aula dada, aula estudada.
· Desenvolver práticas de laboratório, saídas de campo, visitas técnicas para
integrar a dimensão teórica e prática considerando o currículo definido.
· Oportunizar recuperação de estudos para favorecer o bom desempenho do
estudante.
· Acompanhar sistematicamente a vida escolar do estudante para estabelecer
efetivas parcerias com as famílias.

Abordagem Curricular

A dimensão pedagógica do currículo do ensino médio segue parâmetros de comprometimento, criatividade e reflexão. O vínculo dessa abordagem tem relação com a capacitação para uma efetiva e eficiente desenvoltura acadêmica. Aos docentes cabe estabelecer a interação necessária entre a tradição e a inovação, através da postura interdisciplinar. Existe espaço institucional para a avaliação das práticas de aprendizagem e de convivência considerando a participação de todos os sujeitos envolvidos(pais, alunos, professores e equipe diretiva).

Perspectiva curricular da escola comunitária luterana:

Integrar os diferentes cursos, respeitando as dinâmicas pedagógicas e faixas etárias de cada nível, para concretizar o que se afirmou como objetivo em cada curso, ou seja, viabilizar processos de desenvolvimento e de aprendizagem, sistematizar a construção do conhecimento e a respectiva produção, a partir dos diferentes campos do saber para aprofundar esses conhecimentos, criando condições para a continuidade dos estudos.

 

Conheça mais nossa proposta nas páginas específicas dos cursos.


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