2009 - Bercário - Conhecendo as estações do ano através da música

Conhecendo as estações do ano através da música

Berçário

 

 

 

Diretora: Cladis Lengler Lermen

Coordenadora: Sandra Regina Köhntopp

Professoras: Maria Adélia Vieira e Suely Hahn 

 

 


 

Justificativa
 
 
 "A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio" (MEC, 1998). Foi a partir dessa definição do Referencial Curricular para a Educação Infantil que nasceu a iniciativa de levar a criança à oportunidade de vivenciar a alegria das estações do ano através da música.
 
Com a presença multicolorida das flores, das folhas caindo, do vento que sopra, do calor que aquece nosso corpo, propiciar à criança experiências que a levem contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência com a natureza oferece.
 
A terra, a água, os animais, as árvores, as folhas, as flores, as pétalas, os aromas, os galhos, as pedrinhas ou os frutos são os recursos criativos para a infância, sua exploração e investigação permitem à criança vivenciar e aprender ludicamente a realidade, potencializar seu senso perceptivo, exercitar a curiosidade e a observação compartilhada com outras crianças. 
 
Objetivo geral
 
Explorar, incentivar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de atividades lúdicas envolvendo literatura, música, movimento, arte e culinária para ampliar a capacidade exploratória e investigativa natural, o conhecimento de si, do outro e do mundo. 
 
Objetivos específicos 
  • Favorecer a exploração e a expressão corporal através da música utilizando as diversas formas de linguagem;
  • Possibilitar a familiarização com a imagem do próprio corpo;
  • Ampliar ou desenvolver o gosto pela música,
  • Estimular a observação, a investigação e incentivar na criança o cuidado e a preservação da natureza. 
Conteúdos 
 
Conceituais
  • Reconhecimento de imagens e fotos;
  • Ampliação do vocabulário significativo em adequação ao desenvolvimento articulatório, de forma a: nomear-se, nomear familiares, alimentos, animais, vegetais, brinquedos, ações, objetos e figuras diversas,
  • Exploração de sons e cheiros da vida cotidiana,
  • Observação dos elementos do ambiente natural. 
Atitudinais
  • Valorização e respeito a si próprio, aos colegas e a natureza;
  • Valorização de brincadeiras que envolvam simultaneamente o canto e o movimento;
  • Aceitação, segurança e autoconfiança;
  • Integração nas atividades da biblioteca e Educação Física;
  • Expressão de emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades,
  • Cuidado com o corpo e o manuseio de brinquedos.  
 Procedimentais
  • Conhecimento do corpo, sua importância, suas capacidades e limites;
  • Autonomia para alimentar-se;
  • Aperfeiçoamento das coordenações motoras amplas e finas;
  • Interação através da linguagem, gestos e jogo simbólico;
  • Hábitos de higiene e alimentação,
  • Aperfeiçoamento das percepções: auditiva, visual e tátil. 
 
Operacionalização
  • Observação de elementos do ambiente natural: planta, flores, animais;
  • Realizar atividades ao ar livre;
  • Exploração e percepção de cores, sons e cheiros no ambiente à sua volta;
  • Oportunizar contatos sensoriais diversos;
  • Brincadeiras que envolvam movimentos de: subir e descer escadas, rolar, balançar, escorregar, brincar com bolas, arcos, pneus, cantar e dançar;
  • Utilização do parque como espaço de desenvolvimento de atividades psicomotoras;
  • Confecção de frutas, flores com sucata;
  • Descobertas de sons ( chuva, vento, trovão ...) e texturas variadas, através de CDs e manuseio de varal de garrafas e móbiles;
  • Atividades que oportunizem a criança imitar sons e locomoção de animais;
  • Participação nas situações que integrem músicas, canções, jogos cantados, rítmicos e movimentos;
  • Atividades rítmicas e expressivas - danças e dramatizações;
  • Contação de histórias diárias, através de livros, fantoches, bonecos de vara, álbum seriado  e cartazes;
  • Exploração de livros de história, contos, parlendas, música;
  • Colocação de cortinas "Quem está escondido?",
  • Brincadeiras que envolvam as manifestações faciais e orais (sorriso e vocalização), manifestação de carinho pelos animais,
  • Olhar-se no espelho e explorar conceitos como: abaixar, levantar, de abrir e fechar os olhos e boca, de imitação, nomear e apontar partes do corpo,
  • Organizar um álbum de música e imagens com flores, frutos e animais da estação. 
 
Avaliação
 
Considerando a importância de uma cultura de paz, de amor a si próprio e à natureza, estaremos observando a criança em suas relações com o grupo, com o corpo e com o espaço demonstradas através de atitudes cooperativas, de curiosidade e de integração.
 
A avaliação do projeto será permanente, modificando, acrescentando ou trocando as propostas de acordo com as necessidades do grupo. 
 
Referências Bibliográficas 
 
FERREIRA, Idalina L.; CALDAS, S.P.S. Atividades na Pré-Escola. 18ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
 
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
 
REVISTA GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. São Paulo: Edições Lua das Artes, 2005.
 
REVISTA GUIA PRÁTICO DO EDUCADOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ano 1, nº 2. São Paulo: Edições Lua das Artes, 2008. Edição Especial.
 
REVISTA PROJETOS ESCOLARES - EDUCAÇÃO INFANTIL. Ano 2, nº 16. São Paulo: Online.
 
REVISTA PROJETOS ESCOLARES - EDUCAÇÃO INFANTIL. Ano 3, nº 30. São Paulo: Online.
 
RIZZO, Gilda. Creche: Organização, Currículo Montagem e Funcionamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 2003. 

 

Centro:
Ensino Médio e Ensino Superior
Rua Princesa Isabel, 438 Centro
89201-270 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu I:
Educação Infantil e Ensino Fund. 1ª a 4ª
Rua Guaratuba, 200 Saguaçu
89221-660 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu II:
Programa Bilíngue
Rua Mafra, 84 Saguaçu.
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu III:
Ensino Superior e Ensino Fund. 5ª a 8ª
Rua Mafra, 84 Saguaçu
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000