Projeto de Recuperação Escolar

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA


 

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos alunos de 5a a 8a série, que apresentam dificuldades de aprendizagem, melhores condições para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar problemas relacionados à aprendizagem apresentados pelos alunos do curso mencionado; Realizar um trabalho de recuperação de aprendizagem em cada uma das disciplinas.

 

JUSTIFICATIVA

O homem, segundo CASTRO (apud SISTO, 1996), é uma organização complexa provida de mecanismos de auto-regulação, que tem não apenas a função de conservar o sistema, vencendo obstáculos e superando perturbações, mas também, de promover a construção e o aperfeiçoamento de estruturas e funções ultrapassando a cada momento suas possibilidades.

Esta visão progressista da vida mental situa-se no nível de uma interação ideal entre o sujeito e o meio no qual um e outro não manifestem impedimentos fundamentais.

Nesta busca do meio e desse aperfeiçoamento, o indivíduo se depara com muitas derrotas, que, no entanto devem ser transformadas em vitórias, utilizando-se o potencial educativo de cada um. Muitas vezes estes obstáculos tornam-se extremamente difíceis de serem transpostos e somente com o auxílio de um mediador eficiente isto acontece.

Quando nos reportamos ao ambiente escolar, vemos estes obstáculos aparentemente intransponíveis, na forma de problemas de aprendizagem. Para PAIN (1992), estes são caracterizados como aqueles que atentam contra a normalidade do processo ensino aprendizagem, qualquer que seja o nível cognitivo do sujeito. Ou seja, podendo estar relacionados à causas físicas, sensoriais, neurológicas, emocionais, intelectuais, emocionais ou sócio-econômicas.

A escola tem o compromisso, inclusive legal, conforme consta na Lei 9.394 de 20/12/96, artigo 24, parágrafo V, de identificar estas situações e promover a recuperação paralela para que o processo de aprendizagem ocorra para todos.

Acreditamos que quando a intervenção acontece no âmbito escolar, aumenta a possibilidade de sanar-se o problema, uma vez que o processo é mais rápido e proximal com todos os envolvidos (educandos, pais e professores).
 

 

ORGANIZAÇÃO

Haverá 2 modalidades de atendimento, respeitando as necessidades de cada faixa etária.

 

5ª série

 

OFICINAS PEDAGÓGICAS
- Linguagem
- Lógica Matemática
- Habilidades de estudo

 

6ª a 8ª SÉRIE

 

AULAS DE RECUPERAÇÃO

- Língua Portuguesa
- Matemática
- Ciências
- História
- Geografia
- Física (7a e 8a)
- Química (8a)

 


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Ministradas por uma pedagoga, desenvolverão nos alunos, através de uma abordagem psicopedagógica as habilidades necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos de sala de aula.
O encaminhamento para esta oficina será realizado a partir da observação dos professores em sala de aula em acordo com a coordenação psicopedagógica. Os alunos serão convocados através de contato com a família e posterior envio de comunicado escrito com as informações.

 

AULAS DE RECUPERAÇÃO

As aulas de recuperação acontecerão no horário oposto, ministradas preferencialmente pelo prórpio professor da disciplina, utilizando várias estratégias metodológicas para garantir a aprendizagem de seus alunos.
A partir da terceira semana de aula os horários são divulgados pelos próprios professores e no site da escola. Após os primeiros momentos avaliativos cada professor pode convocar por escrito os alunos que demonstrarem dificuldades.


OBSERVAÇÃO: Todos os profissionais envolvidos nas oficinas serão acompanhados pela Coordenação Psicopedagógica, para verificação do cumprimento dos objetivos e busca de novas estratégias e novos recursos.

Centro:
Ensino Médio e Ensino Superior
Rua Princesa Isabel, 438 Centro
89201-270 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu I:
Educação Infantil e Ensino Fund. 1ª a 4ª
Rua Guaratuba, 200 Saguaçu
89221-660 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu II:
Programa Bilíngue
Rua Mafra, 84 Saguaçu.
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu III:
Ensino Superior e Ensino Fund. 5ª a 8ª
Rua Mafra, 84 Saguaçu
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000