O Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 1º de junho, uma portaria no Diário Oficial da União que autoriza a criação de 35 novos cursos superiores em todo o Brasil. Na ocasião, foi deferida também a solicitação do BOM JESUS/IELUSC para oferecer o Curso de Fonoaudiologia.

 

A Instituição oferecerá 50 vagas no próximo processo seletivo, que terá inscrições abertas no dia 15 de setembro. A prova está prevista para o dia 8 de novembro. Segundo a coordenadora, Ana Paula Duca, o curso noturno iniciará aulas em fevereiro de 2016. "A graduação é inédita na cidade. Desta forma, existe um mercado de trabalho amplo para esses profissionais", destaca.

 

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde, responsável pela promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento da linguagem oral e escrita, da articulação da fala, da voz, da fluência, das funções auditivas periférica e central, e das funções de mastigação, de deglutição e de respiração. Exerce também atividades de ensino, de pesquisa e de administração.

 

Especialidades: Audiologia, Linguagem, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva e Voz.

 

 

 

A quem pode auxiliar?

Ouvir, entender, falar, ler, escrever, comunicar-se e alimentar-se são ações comuns no nosso dia a dia. Quando algumas dessas habilidades não são executadas de forma adequada, é necessária a intervenção do fonoaudiólogo.

 

O profissional está presente em todas as fases da vida do ser humano, tanto na prevenção quanto na reabilitação dos distúrbios da comunicação humana. Ele acompanha a saúde das pessoas desde o nascimento, quando auxilia a mãe e o bebê na amamentação e executa o teste da orelhinha, para verificar a audição do recém-nascido. Realiza tratamento de crianças com atrasos no desenvolvimento da linguagem, trocas de sons na fala, gagueira e dificuldades de aprendizagem. Diagnostica e trata alterações de voz, distúrbios da audição com a adaptação de aparelhos auditivos; atua no reequilíbrio da musculatura da face, dos lábios e da língua no tratamento ortodôntico.

 

Ao longo da vida podem surgir outros distúrbios de comunicação e mesmo de deglutição, quando o paciente tem dificuldade para engolir e se alimentar, seja pelo próprio processo de envelhecimento ou seqüelas de AVC e doenças de origem neurológica. Nestes casos, o fonoaudiólogo trabalha em equipe no processo de reabilitação.

 

 


Centro:
Ensino Médio e Ensino Superior
Rua Princesa Isabel, 438 Centro
89201-270 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu I:
Educação Infantil e Ensino Fund. 1ª a 4ª
Rua Guaratuba, 200 Saguaçu
89221-660 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu II:
Programa Bilíngue
Rua Mafra, 84 Saguaçu.
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu III:
Ensino Superior e Ensino Fund. 5ª a 8ª
Rua Mafra, 84 Saguaçu
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000