FUMDES

 

Lista dos aprovados para o Fumdes 2014/02

 

 

BIANCA THEREZA MATTHIES
CINDY DRIELY FARIAS
FABIOLA QUEZIA RIBEIRO RODRIGUS
GISELE APARECIDA DE OLIVEIRA
KARINA JUSSARA DOS SANTOS

 

Os aprovados devem comparecer no SAE para assinatura do aceite da bolsa até o dia 19/09/2014.

 

 

 

PRÉ-CLASSIFICADOS PARA BOLSA DO UNIEDU 2ºSEMESTRE DE 2014

 

Todos os alunos pré-classificados devem comparecer ao SAE nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2014 para entrega Ficha Socioeconômica e dos documentos para avaliação socioeconômica, juntamente com a cópia do projeto de pesquisa que desejam participar.

 

BEATRIZ MACIEL PREISNER
BIANCA THEREZA MATTHIES
CINDY DRIELY FARIAS
CRISTINA LUIZA CERCAL
DANIELLY DA SILVA DOMICIANO
EDNA DE CASTILHOS
FABIOLA QUEZIA RIBEIRO RODRIGUS
GISELE APARECIDA DE OLIVEIRA
JÉSSICA ANTONELLO VANDRESEN
JOÃO ROBERTO DE LIMA
KARINA JUSSARA DOS SANTOS
LIZANDRA BISCAIA DA CRUZ
MARCUS VINICIUS CORREIA PETERNELI
VANDERLEIA BLASIUS BORGERT
VITORIA DA SILVA


 

 

LISTA DE DOCUMENTOS

 

A. RELATIVOS À COMPOSIÇÃO DO GRUPO FAMILIAR:

 

- Cópia da Carteira de Identidade e CPF de todos os integrantes do grupo familiar, incluindo do aluno/candidato, podendo ser apresentada certidão de nascimento em caso de menores de 18 anos;
 

- Cópia da certidão de casamento ou de união estável, quando for o caso;
 

- Cópia de comprovante de separação ou divórcio, quando for o caso; Em casos de não separados/divorciados legalmente, apresentar declaração com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, conforme modelo disponível no site.
 

- No caso de pessoa com deficiência no grupo familiar, apresentar laudo médico, com data atualizada.

 

 

B. DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA:
 

- Apresentar cópia da última Declaração do Imposto de Renda (completa, incluindo o recibo de entrega).
 

- Em caso de isentos, não é necessário apresentar declaração.

 

 

C. COMPROVANTE DE RENDA DO GRUPO FAMILIAR:
 

- Comprovante de rendimentos dos integrantes do grupo familiar que se enquadre em uma ou mais das situações abaixo:

 

a) Assalariado:
 

- Cópia do último demonstrativo de pagamento.

 

b) Autônomo ou Profissional Liberal:
 

- DECORE - Declaração Comprobatória de Rendimentos, juntamente com cópia da Guia de Recolhimento de INSS dos três últimos meses; ou Declaração de Rendimentos, conforme modelo disponível no site com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas (original) juntamente com a cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).

 

c) Trabalhador Informal ou Eventual:
 

- Declaração de rendimentos, conforme modelo disponível no site, com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas (original), juntamente com a cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).

 

d) Proprietário Individual ou Sócio-proprietário de Empresa Ativa:
 

- Cópia do Contrato Social com todas as alterações, juntamente com cópia da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (completa).

 

e) Proprietário Individual ou Sócio-proprietário de Empresa Inativa:
 

- Cópia do Protocolo de baixa em uma das esferas: municipal, estadual ou federal.

 

f) Aposentado, Pensionista ou Beneficiário de auxilio Doença no INSS:
 

- Extrato obtido via internet no site www.dataprev.gov.br; ou comprovante de rendimento que contenha o número e o valor do benefício recebido, juntamente com a cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).

 

g) Produtor Rural;
 

- Declaração do Sindicato dos Produtores Rurais; ou declaração do próprio agricultor, conforme modelo disponível no site com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, constando a atividade rural desenvolvida e a remuneração bruta.
 

- Caso as atividades rurais sejam realizadas em terras de terceiros, apresentar também a cópia do contrato de arrendamento.

h) Desempregado ou que não exerce atividade remunerada;
 

- Declaração de que não possui renda, conforme modelo disponível no site com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, juntamente com cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).
 

- Caso a data de saída do último emprego seja nos últimos três meses, a cópia da Carteira de Trabalho pode ser substituída por cópia da Rescisão Contratual.
 

- Se estiver recebendo Seguro Desemprego, trazer cópia de documento comprobatório que discrimine o valor recebido.

 

i) Pensão alimentícia;
 

- Declaração constando o valor da pensão alimentícia, com assinaturas de quem paga e também de duas testemunhas reconhecidas em cartório, conforme modelo disponível no site; ou extrato bancário com o valor recebido/pago; ou folhas de pagamento que discrimine o valor.
 

- No caso de pais divorciados/separados que não recebem pensão alimentícia, apresentar declaração com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, conforme modelo disponível no site.

 

j) Receber Aluguel de Imóveis;
 

- Declaração constando o valor recebido mensalmente, com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, conforme modelo disponível no site; ou declaração da imobiliária constando o valor recebido mensalmente; ou cópia do contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório;

 

 

D. COMPROVANTES DE GASTOS:
 

- Imóvel alugado apresentar: cópia do contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório; ou declaração do locador e também de duas testemunhas com assinaturas reconhecidas em cartório, constando o valor pago mensalmente, conforme modelo disponível no site.
 

- Financiamento de Imóvel: apresentar cópia do contrato de financiamento; ou cópia do extrato de pagamento do financiamento.
 

- Cópia dos comprovantes de gastos com água, luz, telefone fixo, internet, condomínio, IPTU, taxa de lixo, transporte escolar, educação e financiamento de veículo.

 

 

E. COMPROVANTES DE GASTOS COM DOENÇA CRÔNICA:
 

- Cópia do laudo médico legível (o documento deverá conter: nome do paciente, código da doença (CID), tipo de tratamento, data, carimbo e assinatura do profissional que atesta), juntamente com os comprovantes de gastos com medicamentos para tratamentos contínuos (cópias de recibos, notas fiscais, etc.).

 

 

F. OBSERVAÇÕES:
 

- Em caso de dúvida na comprovação das informações a instituição de ensino pode solicitar documentação complementar;
 

- Todas as informações presentes no Formulário de Inscrição, exceto o gasto com alimentação, precisam ser comprovadas;
 

- Caso apresente na ficha socioeconômica algum gasto que não possua comprovante, utilize os modelos de declarações disponíveis no site: ielusc.br/SAE
 

- Será entendido como grupo familiar as pessoas que residam no mesmo endereço e que compartilhem as despesas.

 

 

NOTA: Nas situações em que o candidato a bolsa não puder apresentar algum dos documentos exigíveis para o seu caso, deverá apresentar um relato da situação do impedimento, assinado pelo declarante e por duas testemunhas com assinaturas reconhecidas em cartório.

 

DÚVIDAS: 3026 8006 ou 3026 8034

 

MODELOS DE DECLARAÇÕES

FICHA SOCIOECONÔMICA

LISTA DE DOCUMENTOS

 


 

 

EDITAL Nº 08/2014 – DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO – BOLSAS DO UNIEDU 2014/02.

 

A Associação Educacional Luterana - BOM JESUS/IELUSC, pessoa jurídica de direito privado, mantenedora da Associação Educacional Luterana - BOM JESUS/IELUSC, com sede na rua Princesa Isabel, 438, Centro, Joinville-SC – CEP 89201-270, inscrita no CNPJ sob o n°. 84.685.163/0002-45, através de seu Diretor Geral Silvio Iung este no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e com base no que dispõe as Leis Complementares nº 281 de 20/01/05, nº 296 de 25/07/05 e nº 420, de 01/08/2008 da Constituição do Estado de Santa Catarina, RESOLVE tornar público os critérios de inscrição e seleção para obtenção de bolsa de estudo e licenciatura para o ano de 2014 para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação desta Instituição, que possua as seguintes condições:


1) Esteja regularmente matriculado;

2) Comprove renda per capita familiar igual ou menor que três salários mínimos;

3) Não tenha diploma de curso Superior de Graduação;

4) Não tenha nenhum outro tipo de auxílio financeiro para estudar; (PROUNI, Fies, Auxílio-Empresa);

5) Tenha bom desempenho acadêmico (frequência e aproveitamento) para o caso da renovação da bolsa;

6) Ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em Instituição privada com bolsa de estudos integral ou parcial;

7) Residir a no mínimo dois anos no Estado de Santa Catarina.

 

 

1. PROCESSO DE INSCRIÇÃO E DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA BOLSAS DE ESTUDO

 

1.1 Preencher inscrição no site www.uniedu.sed.sc.gov.br/graduacao/cadastramento até o dia 11 de agosto de 2014.

 

1.2 Após divulgada a lista dos inscritos, preencher Ficha socioeconômica, via endereço eletrônico, no site www.ielusc.br no link CENTRAL DO ALUNO, de 18/08/2014 até 22/08/2014, fornecendo todos os dados e informações necessárias, para efeito de cálculo do Índice de Carência. A confirmação do cadastro de inscrição será feita de forma eletrônica.

 

1.3 No dia 26/08/2014 será divulgada a lista dos pré-selecionados. Os acadêmicos pré-selecionados deverão apresentar o original e uma cópia dos seguintes documentos:


 

A. RELATIVOS À COMPOSIÇÃO DO GRUPO FAMILIAR:

- Cópia da Carteira de Identidade e CPF de todos os integrantes do grupo familiar, incluindo do aluno/candidato, podendo ser apresentada certidão de nascimento em caso de menores de 18 anos;
- Cópia da certidão de casamento ou de união estável, quando for o caso;
- Cópia de comprovante de separação ou divórcio, quando for o caso; Em casos de não separados/divorciados legalmente, apresentar declaração com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, conforme modelo disponível no site.
- No caso de pessoa com deficiência no grupo familiar, apresentar laudo médico, com data atualizada.

 

B. DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA:
- Apresentar cópia da última Declaração do Imposto de Renda (completa, incluindo o recibo de entrega).
- Em caso de isentos, não é necessário apresentar declaração.

 

C. COMPROVANTE DE RENDA DO GRUPO FAMILIAR:
- Comprovante de rendimentos dos integrantes do grupo familiar que se enquadre em uma ou mais das situações abaixo:
 

a) Assalariado:
- Cópia do último demonstrativo de pagamento.
 

b) Autônomo ou Profissional Liberal:
- DECORE - Declaração Comprobatória de Rendimentos, juntamente com cópia da Guia de Recolhimento de INSS dos três últimos meses; ou Declaração de Rendimentos, conforme modelo disponível no site com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas (original) juntamente com a cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).
 

c) Trabalhador Informal ou Eventual:
- Declaração de rendimentos, conforme modelo disponível no site, com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas (original), juntamente com a cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).
 

d) Proprietário Individual ou Sócio-proprietário de Empresa Ativa:
- Cópia do Contrato Social com todas as alterações, juntamente com cópia da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (completa).
 

e) Proprietário Individual ou Sócio-proprietário de Empresa Inativa:
- Cópia do Protocolo de baixa em uma das esferas: municipal, estadual ou federal.
 

f) Aposentado, Pensionista ou Beneficiário de auxilio Doença no INSS:
- Extrato obtido via internet no site www.dataprev.gov.br; ou comprovante de rendimento que contenha o número e o valor do benefício recebido, juntamente com a cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).
 

g) Produtor Rural;
- Declaração do Sindicato dos Produtores Rurais; ou declaração do próprio agricultor, conforme modelo disponível no site com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, constando a atividade rural desenvolvida e a remuneração bruta.
- Caso as atividades rurais sejam realizadas em terras de terceiros, apresentar também a cópia do contrato de arrendamento.
 

h) Desempregado ou que não exerce atividade remunerada;
- Declaração de que não possui renda, conforme modelo disponível no site com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, juntamente com cópia da Carteira de Trabalho (página da identificação, último contrato de trabalho e a próxima em branco).
- Caso a data de saída do último emprego seja nos últimos três meses, a cópia da Carteira de Trabalho pode ser substituída por cópia da Rescisão Contratual.
- Se estiver recebendo Seguro Desemprego, trazer cópia de documento comprobatório que discrimine o valor recebido.
 

i) Pensão alimentícia;
- Declaração constando o valor da pensão alimentícia, com assinaturas de quem paga e também de duas testemunhas reconhecidas em cartório, conforme modelo disponível no site; ou extrato bancário com o valor recebido/pago; ou folhas de pagamento que discrimine o valor.
- No caso de pais divorciados/separados que não recebem pensão alimentícia, apresentar declaração com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, conforme modelo disponível no site.
 

j) Receber Aluguel de Imóveis;
- Declaração constando o valor recebido mensalmente, com assinaturas reconhecidas em cartório do declarante e de duas testemunhas, conforme modelo disponível no site; ou declaração da imobiliária constando o valor recebido mensalmente; ou cópia do contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório;

 

D. COMPROVANTES DE GASTOS:
- Imóvel alugado apresentar: cópia do contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório; ou declaração do locador e também de duas testemunhas com assinaturas reconhecidas em cartório, constando o valor pago mensalmente, conforme modelo disponível no site.
- Financiamento de Imóvel: apresentar cópia do contrato de financiamento; ou cópia do extrato de pagamento do financiamento.
- Cópia dos comprovantes de gastos com água, luz, telefone fixo, internet, condomínio, IPTU, taxa de lixo, transporte escolar, educação e financiamento de veículo.

 

E. COMPROVANTES DE GASTOS COM DOENÇA CRÔNICA:
- Cópia do laudo médico legível (o documento deverá conter: nome do paciente, código da doença (CID), tipo de tratamento, data, carimbo e assinatura do profissional que atesta), juntamente com os comprovantes de gastos com medicamentos para tratamentos contínuos (cópias de recibos, notas fiscais, etc.).

 

F. OBSERVAÇÕES:
- Em caso de dúvida na comprovação das informações a instituição de ensino pode solicitar documentação complementar;
- Todas as informações presentes no Formulário de Inscrição, exceto o gasto com alimentação, precisam ser comprovadas;
- Caso apresente na ficha socioeconômica algum gasto que não possua comprovante, utilize os modelos de declarações disponíveis no site: ielusc.br/SAE
- Será entendido como grupo familiar as pessoas que residam no mesmo endereço e que compartilhem as despesas.

 

NOTA: Nas situações em que o candidato a bolsa não puder apresentar algum dos documentos exigíveis para o seu caso, deverá apresentar um relato da situação do impedimento, assinado pelo declarante e por duas testemunhas com assinaturas reconhecidas em cartório.

 

 

2. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO

 

O Processo de Seleção compreenderá quatro etapas:


2.1. Primeira Etapa – inscrever-se no UNIEDU;
 

2.2. Segunda Etapa – Preencher formulário na CENTRAL DO ALUNO;
 

2.3. Terceira Etapa - análise dos dados e informações do candidato, pelo sistema, de acordo com a fórmula de avaliação para cálculo do Índice de carência, abaixo:

 

IC = RT x DM x PNE x MGFIP x DT x DD x IA x BGF
GF


ONDE:
 

Sigla Descrição Peso
IC Índice de Carência Cálculo conforme a fórmula
GF Número de Membros do Grupo Familiar Apenas informar
RT Renda Total do Grupo Familiar Apenas informar
DM Despesas com Moradia Própria= índice 1 Financiada ou Locada =0.7
PNE Portador de Necessidades Especiais Não = 1 Sim = 0.7
MGFIP Existe outro membro do Grupo Familiar cursando atualmente colégio ou graduação em uma instituição de ensino não gratuita? Não = 1.0 Sim = 1.2
DT Despesas com Transporte para Estudar Não = 1 Coletivo = 0.7 Moto = 0,9 Carro próprio ou da família = 1,2
Nenhum =1.0
DD Despesas Diversas: Somatório de despesas (água, luz) Se < 180=0.8 se > 180 até 300 =1.0 se > 300=1.2
IA Índice de Aproveitamento Semestral Se aproveitamento > 7.5, índice = 0.9 Se aproveitamento < 1, índice = 1
BGF Bens do Grupo Familiar Imóvel Rural Se possui 0 ou 1, índice = 1 Se possui 2 = 1.3 Se possui 3 = 1.6
Imóvel Urbano Se possui 0 ou 1, índice = 1 Se possui 2 = 1.3 Se possui 3 = 1.6
Automóvel Se possui 0 ou 1, índice = 1 Se possui 2 = 1.2 Se possui 3 = 1.8
Motocicleta Se possui 0 ou 1, índice = 1 Se possui 2 = 1.1 Se possui 3 = 1.6
Caminhão Se possui 0 ou 1, índice = 1 Se possui 2 = 1.3 Se possui 3 = 1.8
OBS: Quanto menor o índice obtido, maior será o grau de carência do candidato.

 

 

2.4 - Quarta Etapa - a Comissão Técnica efetuará a análise dos formulários e documentos apresentados pelos alunos pré-selecionados na primeira etapa.

 

2.5 – Cada uma das etapas terá caráter eliminatório, não sendo permitida a retificação de informações ou a entrega de documentação fora do prazo estabelecido no presente edital.
NOTA: Para a renovação da bolsa de estudo, no cálculo do índice de carência, considerar-se-á o critério do desempenho acadêmico, conforme critério abaixo:

 

 

3. DA AVALIAÇÃO
 

3.1. Caberá à Comissão Técnica criada no âmbito do BOM JESUS/IELUSC e constituída na forma do art. 3º da Lei 281 de 20/01/2005, a avaliação do grau de carência dos acadêmicos e a escolha dos beneficiados para as Bolsas de Estudo, mediante critérios objetivos, fixados pela comissão, expressos neste Edital.
 

3.2. A bolsa de estudo será distribuída, conforme Índice de Carência Financeira, comprovada através dos documentos apresentados pelo candidato, de acordo com a legislação vigente e com condições estabelecidas no presente Edital.
 

3.2.1 Terão prioridade no processo de seleção os portadores de necessidades especiais ou invalidez permanente devidamente comprovadas.
 

3.3. O valor do benefício concedido ao acadêmico, economicamente carente, poderá ser de 25% a 100% do valor da mensalidade por ele devida, conforme o seu grau de carência, ou outro percentual que venha a ser estabelecido por Lei.
 

3.4. O acadêmico economicamente carente, portador de necessidades especiais devidamente comprovadas, ou que tiver comprovada a sua invalidez permanente, receberá bolsa de estudo ou de pesquisa para pagamento integral da sua mensalidade, observados os limites quanto ao número de parcelas especificado no item 3.4 e que não ultrapasse o valor de UM SALÁRIO MÍNIMO E MEIO do ano anterior.

 

 

4. CRONOGRAMA
 

4.1 O processo de classificação dos inscritos para a Bolsa de Estudos do UNIEDU 2014/02 obedecerá o seguinte cronograma:

 

a. Inscrição no UNIEDU de 10/07/2014 a 11/08/2014.

b. Preenchimento da ficha socioeconômica no site www.ielusc.br no link CENTRAL DO ALUNO, de 18/08/2014 até 22/08/2014.

c. A divulgação da relação dos acadêmicos pré-classificados com respectivo grau de carência, data e horário para comparecimento da entrega dos documentos será no dia 26/08/2014 via internet e mural do BOM JESUS/IELUSC;

d. A relação oficial dos candidatos selecionados e suplentes será divulgada após assinatura do Convênio com a Secretaria de Educação, via internet e em murais afixados no BOM JESUS/IELUSC, homologados com parecer final da Comissão Técnica e Comissão Fiscalizadora;

e. No caso de desqualificação de acadêmicos, serão chamados os acadêmicos seguintes de acordo com o índice de carência estabelecido na inscrição;

 

 

5. DOS IMPEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO

 

5.1. Caracterizam-se como motivos suficientes para exclusão dos acadêmicos inscritos e sua conseqüente desclassificação, a ocorrência de qualquer das seguintes situações:
 

a) Apresentar a documentação incompleta;

b) Possuir curso superior, exceto licenciatura curta;

c) Possuir auxílio financeiro para custear seus estudos, como: ProUni, FIES, convênios, bolsas/empresa e outros;

d) Ter renda per capita familiar igual ou maior que três salários mínimos;

e) Não entregar documentos comprobatórios, conforme estipulado no Edital;

f) Falta de veracidade nas informações.

g) Apresentar Incoerência entre os dados informados e os documentos apresentados;

h) Apresentar dados falsos ou dados incompletos no preenchimento do formulário de inscrição;

i) Estar reprovado em mais de 25% nas disciplinas cursadas no semestre anterior, para os casos de renovação de bolsa;

j) Não ter comprovado o cumprimento das 20 horas semestrais obrigatórias, em caso de alunos que já tenham recebido o benefício em anos anteriores.
 

k) Residir a menos de 2 anos no estado de Santa Catarina;
 

L) Ter cursado o Ensino Médio em escola privada sem bolsa de estudos

 

 

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 

6.1 Ao preencher seu formulário de solicitação de benefício via internet, o candidato declara-se ciente e de acordo com todas as normas do processo seletivo, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pela COMISSÃO TÉCNICA, segundo dispõe o Artigo 17 e 18 da Lei Complementar 281 de 20 de janeiro de 2005 (DOE 20/01/2005), em casos omissos e situações não previstas neste Edital;

6.2 Em virtude da natureza do processo seletivo, em nenhum caso caberá recurso das decisões tomadas pela comissão;

6.3 O presente Edital tem validade para inscrições à Bolsa de Estudo, para o ano de 2014. A distribuição das bolsas será feita de acordo com a classificação dos candidatos, independentemente do curso;

6.4 O repasse das parcelas do UNIEDU aos acadêmicos está condicionado ao repasse efetivo do recurso feito pelo Governo Estadual;

6.5 Para que o processo tenha eficácia, contamos com a colaboração dos acadêmicos no sentido de identificar situações que não sejam merecedoras do benefício, através de denúncia a qualquer tempo;
 

6.6 O aluno beneficiado deverá comparecer ao SAE quando solicitado para a assinatura do recibo coletivo. A falta de assinatura no recibo coletivo implicará a perda do benefício;

6.7 O acadêmico, beneficiado por qualquer das modalidades de atendimento prevista na Lei Complementar nº 281 de 20 de janeiro de 2005, que falsificar documentos ou falsear informações, além de perder o benefício que lhe foi deferido, ressarcirá os valores indevidamente recebidos e ficará automaticamente impedido de candidatar-se a futuras inscrições, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.
 

 

Joinville, 14 de julho de 2014.

 


Ana Paula Vieira de Vargas
Coordenadora do UNIEDU do BOM JESUS/IELUSC

 


Silvio Iung
Diretor Geral do BOM JESUS/IELUSC

 

 


 

BOLSA DO FUMDES - ARTIGO 171

 

As Bolsas de Estudo são recursos públicos destinados ao custeio de parte das mensalidades dos acadêmicos economicamente carentes.

Para participar deste programa é preciso fazer inscrição no , conforme regulamentado pelo programa do Artigo 171, que é atraves de Edital publicado a cada inicio de ano pela Coordenação do SAE. A inscrição só pode ser realizada por alunos matriculados nos devidos cursos do BOM JESUS/IELUSC.

Regulamentado por Lei Complementar Estadual 207/2008, lei que estabelece:

* o candidato a estas bolsas deve residir em Santa Catarina há pelo menos 2 anos e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral;

* o prazo de recebimento da bolsa corresponde ao tempo de duração do curso;

* o estudante beneficiado que interromper o curso terá que devolver o valor das bolsas recebidas.

 

 

TIPOS DE BOLSAS :

 

 

BOLSA DE ESTUDO

A concessão de Bolsas de Estudo a alunos economicamente carentes matriculados em cursos presenciais de graduação visa a garantir condições efetivas para o fomento do desenvolvimento e das potencialidades regionais pela inserção de jovens na educação superior.

 

BOLSA DE PESQUISA

Aplicar os recursos do FUMDES destinados à concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão, visando a inserção de jovens no universo da pesquisa e extensão como forma de contribuir para o fomento de desenvolvimentro econômico e social e das potencialidades regionais.

 

DENÚNCIAS

Falsificação de informações, fraude a documentos ou ao próprio processo de avaliação e seleção dos alunos beneficiários de bolsas de estudo e de bolsas de pesquisa, podem ser enviadas para a Comissão Técnica de Bolsas através da Ouvidoria.

 

 

 

 

Centro:
Ensino Médio e Ensino Superior
Rua Princesa Isabel, 438 Centro
89201-270 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu I:
Educação Infantil e Ensino Fund. 1ª a 4ª
Rua Guaratuba, 200 Saguaçu
89221-660 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu II:
Programa Bilíngue
Rua Mafra, 84 Saguaçu.
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000
Saguaçu III:
Ensino Superior e Ensino Fund. 5ª a 8ª
Rua Mafra, 84 Saguaçu
89221-665 Joinville/SC
(047) 3026-8000